domingo, 10 de julho de 2016

Sustentabilidade e o Capitalismo das empresas


Atitudes das empresas referente a sustentabilidade é essencial para que se tenha mudanças, por isso devemos fazer de tudo para que estas tenham atitudes como essa, pois muitas delas usam da natureza como matéria prima para fazer seus produtos e acabam explorando demais.
Como muitas empresas não querem ter o trabalho de ter que reinventar, de pensar em novas ideias para não prejudicarem o meio ambiente ou até mesmo para não gastar dinheiro porque elas só querem lucrar.
Protestos, boicote e pressionar estas empresas é a única forma viável das próprias pessoas poderem fazer que as empresas que não se importam com o meio ambiente mudarem. O governo também pode e deve sempre esperar que todas as empresas tenham uma consciência ambiental e que puna as que não tenham.





Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
 Práticas sustentáveis nas empresas (exemplos):
- Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
 - Uso racional da água e da energia elétrica. 
 - Reciclagem do lixo sólido.
 - Reutilização de sobras de matéria-prima.
 - Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
 - Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
 - Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.
 - Uso de sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).
 - Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.
- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
 - Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.
 - Não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo.
 - Respeito total as leis ambientais do país.
 Fonte: 

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.htm

Saneamento Basico em Salvador




Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados em um determinado local que proporciona uma situação higiênica melhor para os habitantes.
Entre os procedimentos do saneamento básico, pode-se citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).
O saneamento básico é necessário pois com ela, há a melhora das condições da saúde da população, já que sem ela  e também é garantido a preservação do meio ambiente.
A falta dela facilita a proliferação de bactérias,parasitas podendo trazer inúmeras doenças para pessoas que moram em lugares onde há a falta deste saneamento, que é mais recorrente em regiões mais pobres e carentes de Salvador.

O esgotamento sanitário em Salvador é inexistente para cerca de 600 mil habitantes. O contingente corresponde a 19,9% da população que não dispõe de cobertura do sistema sanitário e, portanto, não conta com destinação adequada do seu esgoto, no universo de 3 milhões de habitantes da capital.
Em Salvador, ele cita como desafio para os gestores a forma como o esgotamento é, hoje, derramado sem tratamento devido no mar.
Além disso, outros impactos causados, como a poluição do solo e do ar como também a escassez dos recursos naturais, são decorrentes do crescimento desordenado de Salvador, seja face ao aumento do consumismo pela população, seja pela busca do desenvolvimento sem garantir a sobrevivência destes mananciais para as gerações futuras.É preciso considerar que o sistema de saneamento ambiental não se restringe apenas aos esgotos. O conceito ou, mais que esse, a atividade em si envolve ainda abastecimento de água, coleta e disposição do lixo, além de controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho, de lazer e habitações.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 100 mil soteropolitanos têm um esgoto a céu aberto como vizinho. Entre as 27 capitais pesquisadas pelo IBGE para o Censo 2010, Salvador apresentou o 14º maior número de habitantes a conviver com esgoto a céu aberto no entorno do domicílio.

Fontes:

http://www.tribunadabahia.com.br/2015/01/11/19-9-dos-moradores-de-salvador-vivem-sem-saneamento-basico

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/salvador-e-34a-em-ranking-de-saneamento-no-brasil-1623426

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/saneamento_basico.htm

Deslizamentos de terras por conta da chuva



Os deslizamentos de terras


Em Salvador o número de acidentes causados por deslizamentos de terras vem aumentando cada vez mais, pela falta de infraestrutura adequada em alguns bairros da cidade.O agente causador mais conhecido são as chuvas, tão comuns no verão.Vemos muitas ocupações irregulares feitas em encostas ou morros facilitando com que isso ocorra. A dinâmica acelerada da ocupação de áreas de risco faz com que o poder público necessite de uma ferramenta que possibilite a definição de áreas suscetíveis a deslizamentos de terra com o intuito auxiliar nas ações de intervenção



A integração entre os sistemas de informação geográficos (SIG) com os modelos matemáticos previsionais, baseando na equação para análise de estabilidade de taludes, permitem que grandes áreas sejam avaliadas.

É notório que as camadas sociais mais atingidas são as mais baixas, pois as áreas de risco em que habitam são uma das únicas alternativas para essa residir, visto que são lugares de pequeno valor comercial.





Como evitar os deslizamentos


Existem mais de duas manerias, porém as principais são:

· A primeira é repondo a vegetação para a água que desce pelas encostas das montanhas perca velocidade ou infiltre no solo.
· A segunda, mais segura, é construir terraços em forma de degraus a fim de proteger o solo da ação das águas pluviais.



sábado, 9 de julho de 2016

Sustentabilidade

É preciso falar mais sobre o assunto




Se fosse mais divulgado, debatido e conversado a respeito da sustentabilidade para a cidade de Salvador, as pessoas teriam mais conhecimento sobre o que poderia ser feito para ajudar o meio ambiente e até mesmo seria mais cobrado das empresas e do governo.
Já é bastante falado nos colégios sobre este assunto, mas mesmo assim, é necessário que seja falado por outros meios para que seja um assunto mais comentado e assim as pessoas não esqueçam e que realmente pratiquem tudo aquilo que aprenderam a respeito.
Para tal tema se espalhar a ajuda das diversas mídias é necessário. Se a televisão, os radialistas e as pessoas da internet comentarem mais sobre, com certeza haveria resultados melhores e algumas mudanças poderiam acontecer.
Depois das pessoas deixarem de ser leigas sobre o assunto, parte delas colocariam em prática tudo que aprenderam sobre ações sustentáveis e provavelmente, com grande parte das pessoas informadas, elas saberiam que também é preciso ações do governo e da prefeitura, essas iriam querer que houvessem participações delas referente a atitudes sustentáveis e como quando muitas pessoas se mobilizam com o intuito de melhorar algo, elas se sentiriam pressionadas a contribuir também.

Coleta Seletiva de Lixo

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos).


No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.



Por que separar os resíduos sólidos urbanos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Como funciona a coleta seletiva?

As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadoresde materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.

Já os pontos de entrega voluntária consistem em locais situados estrategicamente próximos de um conjunto de residências ou instituições para entrega dos resíduos segregados e posterior coleta pelo poder público. 



Descarte apropriado de alguns tipos de lixos: 

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente. 

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.

Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.


Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.


Importância:

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Soluções da própria população

Para Salvador se tornar uma cidade mais ecológica não depende só do governo, é preciso que a própria população também tenha uma consciência e atitudes ecológicas. É preciso que as pessoas saibam a importância da necessidade de Salvador ser ecológica e o que possa ser feito e que haja uma cobrança para que o governo invista mais neste tipo de coisa.
Mas não é só atitudes do governo que podem ser feitas, as próprias pessoas podem contribuir apenas fazendo sua parte.

Para empresas:




- Desenvolver sistemas de reciclagem do lixo.

- Fazer campanhas e treinamento de funcionário para evitar desperdícios de energia e materiais.

- Criar sistemas de reutilização da água.

- Usar, quando possível, energia de fontes limas (eólica, por exemplo).

- Nunca descartar resíduos químicos em rios, lagos ou mares.

- Implantar sistemas de filtragem (para indústrias que emitem gases poluentes).

- Criar ambientes de trabalho com iluminação natural ou usar lâmpadas eletrônicas.


Para governos:




- Desenvolver programas de educação ambiental para as escolas.

- Fiscalizar empresas para evitar poluição e crimes ambientais.

- Implantar sistemas de coleta seletiva de lixo.

- Criar aterros sanitários de acordo com as normas ambientais.

- Usar na frota de veículos oficiais combustíveis de fontes limpas ou pouco poluentes.

domingo, 3 de julho de 2016

Transporte em Salvador é problema serio

O transito em Salvador é um problema que todo morador da cidade enfrenta em seu dia a dia, o fato da cidade não ser favorecida geograficamente torna o transito ainda mais desordenado. Tendo em vista que Salvador não possui tantos meios alternativos de transporte publico, as pessoas tendem escolher os transportes individuais.





O ideal seria que as pessoas parassem de usar transportes individuais e passassem a utilizar transportes públicos de melhor eficiência como ônibus, metro e bicicletas.isso reduziria bastante o fluxo de carros nos horários de pico.





O metro de Salvador foi implantado a pouco tempo, se comparar a outras cidades brasileiras  ele é atrasado na infraestrutura, alem de não cobrir a cidade toda.

sábado, 2 de julho de 2016

14 praias impróprias para banho em Salvador e Lauro de Freitas

Salvador é uma cidade famosa por suas praias.Vários moradores da cidade e turistas costumam ir frequentemente à praia. Só que o que poucos sabem, é que existem várias praias impróprias para banho aqui em Salvador.


Uma praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.



No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Praias que devem ser evitadas:

- Tubarão (em frente ao conjunto habitacional)

- Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea)

- Penha (situada em frente à barraca do Valença)

- Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família)

- Roma (próximo a descida de acesso à praia)

- Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB)

- Marina Contorno (entre a Marina e o Restaurante do Amado da Av. Contorno)

- Rio Vermelho (próximo a escada de acesso à praia)

- Armação (em frente ao Hotel Alah Mar)

- Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas)

- Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas)

- Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares)

- Piatã (em frente ao Posto Salva Vidas)

- Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes).



Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/07/salvador-e-lauro-de-freitas-tem-14-praias-improprias-para-banho-lista14.html - Editado

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Melhorias necessárias para Salvador

Salvador tem muitos pontos que podem ser melhorados, para que assim, a cidade tenha melhores projetos ecológicos e urbanos. Alguns destes projeto podem melhorar a infraestrutura da cidade, basta serem executados pelo governo de forma eficiente. Aqui estão algumas ideias:


Melhoria nos transportes públicos
O transporte publico em salvador é algo que em relação as outras cidades brasileiras é considerado bastante atrasado. E com a melhoria do transporte publico, ajudaria a resolver o congestionamento no transito da cidade.




Melhoria no sistema de coleta de lixo
O sistema de coleta de lixo em salvador é precário em certas partes da cidade, pois não há latões de lixo e muitas vezes os sacos são depositados sem ordem nas calçadas, tornando as ruas cada vez mais sujas.